Contracepção

Parece mas não é

O amor verdadeiro é belo em todas as suas formas, mas esta é muito especial. E aquilo que mais profundamente marca o amor de uma mãe é que ele é incondicional.
No entanto, a pouco e pouco, quase sem o notar, fui verificando algo que me magoou. Fui encontrando, cada com maior frequência, filhos que não se sentiam ligados à mãe de um modo compatível com um amor tão grande. Revoltados com ela, muitas vezes. Ansiosos por se verem longe dela assim que isso fosse possível. Filhos que, mesmo sem odiarem a mãe, ao irem para longe, com a vida, se despediam dela apenas como quem diz adeus a uma paisagem que ficou atrás e que talvez algum dia se tenha gosto em rever.

Entrevista: Pílula do dia seguinte

Entrevista com o Dr. Víctor Neto. Médico Especialista em Ginecologia/Obstetrícia. Consultor em Ginecologia. (in Factos da Vida, número 3, Maio de 2000) Nos últimos tempos muitas notícias têm surgido na comunicação social sobre a chamada “pílula do dia seguinte”, que começou a ser comercializada entre nós há alguns meses. Entre argumentos confusos e frases ambíguas […]

Anticoncepção e abortos ocultos

Deste modo, muitos produtos assim chamados anticoncepcionais têm um efeito abortivo que a mãe não chega a descobrir. Segundo alguns estudos, 100 mulheres que usassem algumas formas de anti-concepção hormonal 15 anos seguidos, poderiam ter 130 abortos ocultos. Uma percentagem que fala por si mesmo da seriedade de algo que está a ocorrer no meio de um silêncio quase absoluto.
A isto teremos de acrescentar a confusão que existe sobre o “abortamento” destes e de outros produtos (como a pílula do dia seguinte), confusão devida a vários factores, dois deles de grande peso. O primeiro factor consiste no interesse de algumas empresas farmacêuticas em continuarem a vender os seus produtos, considerados exclusivamente como anticoncepcionais e não como abortivos. Se se dissesse claramente que existe um possível efeito abortivo desses produtos, possivelmente diminuiriam as vendas, e haveria uma maior oposição social às pílulas que possam produzir um aborto “em segredo”.

Voltar ao topo